Número de pessoas sem domicílio dobra na França em 10 anos

O número de pessoas sem domicílio dobrou na última década na França e chega a 330 mil, segundo dados revelados nesta terça-feira pela Fundação Abbé Pierre.

A fundação estima que o número de pessoas sem teto, em alojamentos de emergência ou em centros de solicitantes de asilo tenha aumentado quase 130% desde 2012, data do estudo mais recente do instituto francês de estatísticas (Insee) sobre esse tema. "É uma estimativa bastante conservadora", assinalou o diretor de estudos da fundação, Manuel Domergue.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A cifra inclui cerca de 200 mil pessoas em residências de emergência, 110 mil migrantes em centros de acolhimento ou solicitantes de asilo, além de 27 mil sem-teto, que são obrigados a dormir na rua, no metrô e em barracas ou veículos.

Assim como em anos anteriores, a Fundação Abbé Pierre criticou energicamente o governo do presidente Emmanuel Macron e considerou que 2022 foi "um ano vazio ou quase vazio" na luta contra a insegurança habitacional.

"Raramente se viu um abismo tão grande entre a situação da precariedade habitacional e a insuficiência de respostas públicas para tornar a habitação mais acessível", observa a fundação em seu relatório anual.

av/lbx/avl/atm/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

sem-teto pobreza Francia trabalho Manuel Domergue

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar