Parlamento Europeu permite que Procuradoria da UE peça suspensão da imunidade de eurodeputados

O Parlamento Europeu adotou nesta terça-feira(17) uma modificação em seu regulamento interno para incluir a Procuradoria Europeia entre as instâncias que podem requerer a suspensão da imunidade dos eurodeputados.

A alteração foi aprovada com 610 votos a favor, 26 contra e nove abstenções. Até agora somente as autoridades de um dos Estados-membros poderiam solicitar ao Parlamento Europeu que esta imunidade fosse suspensa.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em meados de dezembro, a Procuradoria Europeia, lançada em 2021, pediu a suspensão deste benefício da eurodeputada grega Eva Kaili, presa no âmbito de uma investigação sobre o pagamento de propinas a eurodeputados.

Também pediu a suspensão da imunidade parlamentar da eurodeputada grega Maria Spyraki, por suspeitas de fraude na remuneração de assessores parlamentares.

A alteração do regulamento entrará em vigor na quarta-feira e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, deve anunciar o prosseguimento da suspensão das imunidades de Kaili e Spyraki.

maj/ahg/mb/jc

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE parlamento inmunidad

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar