'Banshees de Inisherin' lidera indicações ao Globo de Ouro

A tragicomédia "Os Banshees de Inisherin" domina as indicações anunciadas nesta segunda-feira (12) ao Globo de Ouro, tradicional premiação de Hollywood que este ano procura distanciar-se dos escândalos de racismo, sexismo e corrupção que afetaram o seu prestígio.

Atrás de "Os Banshees de Inisherin", com 8 indicações, vem a comédia fantástica "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo", com seis, em que Michelle Yeoh interpreta uma mãe imersa em universos paralelos.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O filme altamente pessoal de Steven Spielberg "Os Fabelmans" e a produção sobre a era de ouro de Hollywood "Babilônia" receberam cinco indicações cada.

Contudo, será a atitude da elite de Hollywood em relação ao Globo de Ouro que prenderá as atenções nesta 80ª edição. Porque essa cerimônia, que abre a temporada de premiações do cinema nos Estados Unidos, perdeu muito do brilho devido a vários escândalos.

A Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), que constitui seu júri, está em crise desde o início de 2021 devido a acusações de racismo, sexismo e corrupção.

Por isso, em janeiro, os prêmios foram entregues sem audiência nem transmissão pela televisão, sendo anunciados apenas no Twitter.

Após as reformas, a HFPA espera recuperar sua reputação. Sua parceira histórica, a rede NBC, concordou em transmitir a cerimônia. Resta saber se as estrelas indicadas retornarão à festa.

Indicado por seu papel como professor obeso em "The Whale", Brendan Fraser, que acusou o ex-presidente da HFPA de abuso sexual em 2003, já disse que boicotará a cerimônia. Philip Berk, que nega a acusação, foi demitido da organização por dizer que "Black Lives Matter" era um "movimento racista de ódio".

Tom Cruise, que devolveu seus três Globos de Ouro à HFPA em protesto, foi ignorado entre os indicados desta segunda-feira, apesar de sua elogiada atuação no blockbuster "Top Gun: Maverick". O filme, porém, foi indicado em duas categorias: Melhor Filme Dramático e Melhor Canção Original para "Hold My Hand", de Lady Gaga.

Também concorre a dois Globos de Ouro "Avatar: O Caminho da Água", que busca se posicionar como Melhor Filme Dramático e consagrar o canadense James Cameron como Melhor Diretor.

"Elvis", a cinebiografia de Baz Luhrmann sobre a vida do rei do rock Elvis Presley, recebeu três indicações, assim como a animação "Pinóquio", do cineasta mexicano vencedor do Oscar, Guillermo del Toro.

O Globo de Ouro recompensa tanto o cinema quanto a televisão. Ao contrário do Oscar, divide suas categorias entre produções dramáticas e de comédia ou musicais.

Nas categorias de TV, a comédia "Abbott Elementary" lidera com cinco indicações, enquanto o drama sobre a realeza britânica "The Crown" está entre várias produções que receberam quatro menções, incluindo a série "The White Lotus".

Diante das polêmicas, a HFPA renovou seu quadro associativo, incluindo 103 novos membros. O júri do Globo de Ouro agora é composto por 52% de mulheres e 51,5% de pessoas pertencentes a minorias étnicas.

A HFPA também proibiu seus membros de aceitar presentes dos estúdios.

"Com certeza não é mais a antiga HFPA", disse recentemente sua presidente, Helen Hoehne, ao Hollywood Reporter.

Mas em Hollywood, alguns são céticos. Embora o comediante afro-americano e gay Jerrod Carmichael seja o anfitrião da gala de janeiro, as indicações desta segunda-feira podem alimentar a demanda por diversidade no Globo de Ouro: nenhuma mulher foi indicada na categoria de Melhor Diretor.

amz-ad/db/mr/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA televisão prêmio gente cinema Brendan Fraser Tom Cruise Baz Luhrmann Michelle Yeoh Steven Spielberg Lady Gaga James Cameron Elvis Presley Guillermo Del Toro Jerrod Carmichael Helen Hoehne

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar