Áustria vetará o acesso de Bulgária e Romênia ao espaço Schengen
O ministro do Interior austríaco, Gerhard Karner, anunciou nesta quinta-feira (8) que o seu país vai vetar o acesso da Bulgária e da Romênia, ambos membros da União Europeia (UE), ao espaço Schengen de livre circulação de pessoas.
"Vou votar contra a extensão do espaço Schengen à Romênia e à Bulgária", anunciou Karner ao chegar a uma reunião em Bruxelas com os seus homólogos da UE, que tem este tema como um dos pontos centrais da agenda de discussão.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A Áustria enfrenta um aumento acentuado nos pedidos de asilo e, portanto, teme que o fim dos controles migratórios nesses dois países permita um aumento ainda maior na chegada de migrantes.
"Este ano registramos mais de 100 mil travessias ilegais na fronteira austríaca", justificou o ministro.
O ministro do Interior espanhol, Fernando Grande-Marlaska, afirmou que seu país apoia a extensão do espaço Schengen à Bulgária e à Romênia. "Não há dúvidas para nós", disse ele.
Na reunião de ministros do Interior desta quinta-feira, em Bruxelas, a incorporação da Croácia parece bem encaminhada. O país também recebeu luz verde em julho passado para aderir ao euro como moeda única a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
O espaço Schengen, implementado em 1995, é o espaço formado por 26 países (22 dos 27 da UE, além de Suíça, Noruega, Liechtenstein e Islândia) onde são abolidos os controles em suas fronteiras comuns.
alm-ahg/mar/aa