Sobe a onze número de mortos em deslizamento em ilha italiana

O número de mortos no deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas de sábado em Casamicciola Terme, na ilha italiana de Ischia, subiu para onze, segundo um novo balanço divulgado nesta quinta-feira (1º) pelos bombeiros.

"Foi recuperado o corpo sem vida de uma das duas mulheres desaparecidas (...) As buscas pela última mulher continuam. O número de vítimas ascende a onze", informaram os bombeiros no Twitter.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As vítimas incluem várias crianças, entre elas um recém-nascido de 21 dias.

De frente para o Golfo de Nápoles, a ilha, conhecida por ser um centro turístico internacional graças às suas fontes termais e praias com mar azul-turquesa, sofre com um desenvolvimento imobiliário caótico, falta de prevenção e desmatamento.

Segundo um geólogo citado pelo jornal Il Corriere della Sera, a situação continua perigosa na ilha.

"Boa parte da encosta norte da ilha e, em particular, a área de Casamicciola Terme, ainda corre o risco" de novos deslizamentos, alertou Aniello Di Iorio após uma inspeção.

O jornal também citou o ex-prefeito de Casamicciola, Giuseppe Conte, que alertou para o risco de deslizamentos devido às chuvas quatro dias antes da tragédia.

"Escrevi ao prefeito de Nápoles, à Defesa Civil (...) ninguém me respondeu", lamentou.

O governo declarou estado de emergência em Ischia, o que agiliza os procedimentos para a liberação de fundos e recursos, inclusive para a Defesa Civil, intervenções urgentes e criação de abrigos.

A tragédia abriu o debate sobre as construções irregulares em toda a península, em terrenos com alto risco hidrogeológico e que são sucessivamente regularizadas graças a novas regulamentações que preveem apenas o pagamento de multas, como foi o caso de Ischia.

bur-kv/mb/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

meio-ambiente desmoronamento Italia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar