Ex-presidente chinês Jiang Zemin morre aos 96 anos

O ex-líder chinês Jiang Zemin, que comandou a transformação do país do final dos anos 1980 até o início do século XXI, faleceu nesta quarta-feira aos 96 anos, anunciou a agência estatal de notícias Xinhua.

Jiang assumiu o poder após a repressão da Praça Tiananmen (Paz Celestial) e levou o país de maior população do mundo a emergir como uma potência global.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Jiang Zemin morreu vítima de leucemia e falência múltipla de órgãos em Xangai às 12h13 de 30 de novembro de 2022, aos 96 anos, foi anunciado nesta quarta-feira", afirmou a Xinhua.

A Xinhua informou que o anúncio foi feito por meio de uma carta direcionada ao Partido Comunista, às forças militares e ao povo chinês.

"O camarada Jiang Zemin foi um líder excepcional... um grande marxista, um grande revolucionário proletário, estadista, estrategista militar e diplomata, um combatente comunista de longa data e um líder excepcional da grande causa do socialismo com características chinesas", afirma a carta, citada pela agência oficial.

A morte de Jiang acontece no momento em que a China registra os maiores protestos desde 1989, motivados pelas rígidas políticas de combate à pandemia de covid-19.

O canal estatal CCTV informou que as bandeiras serão hasteadas a meio mastro nos edifícios públicos do país.

Quando Jiang sucedeu Deng Xiaoping como líder do partido em 1989, a China ainda estava na primeira etapa de sua modernização econômica.

Jiang Zemin foi presidente durante dois mandatos de cinco anos (1993-2003). Quando deixou o cargo de chefe de Estado, sucedido por Hu Jintao, a China era membro da Organização Mundial do Comércio (OMC), havia conquistado o direito de organizar os Jogos Olímpicos de 2008 e avançava para assumir o papel de superpotência.

Analistas afirmam que Jiang e seu grupo conhecido como "Shanghai Gang" continuaram a influenciar a política do regime comunista por muito tempo após sua saída do poder, incluindo a eleição de Xi Jinping como presidente em 2012.

O poder de Jiang Zemin, no entanto, diminuiu à medida que Xi Jinping afirmava sua presença como novo líder do país.

Xi se tornou o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-Tung e recentemente conquistou o terceiro mandato como secretário-geral do Partido Comunista.

Natural da província de Jiangsu (leste), Jiang nasceu em 1926 em uma família relativamente rica da cidade de Yangzhou e cresceu sob a ocupação japonesa durante a guerra.

Depois de participar em movimentos estudantis clandestinos, entrou para o Partido Comunista em 1946. Ele se formou em Engenharia em Moscou e mais tarde se destacou na indústria estatal.

No início da carreira, Jiang não tinha credenciais revolucionárias e o prestígio de Deng Xiaoping, o que o motivou a encabeçar uma nova geração de líderes.

Em 1985 se tornou o prefeito de Xangai e pouco depois o líder do Partido Comunista na região, o que projeto seu nome em todo país.

Visto por muitos como uma figura de transição, Jiang Zemin foi elogiado por conter as manifestações em Xangai de maneira pacífica na época da repressão da Praça da Paz Celestial.

Após uma viagem de Deng em 1992 pelas províncias do sul da China em um momento de desenvolvimento econômico, Jiang se tornou um ferrenho defensor da "reforma e abertura" promovidas por seu chefe para retirar o povo chinês da pobreza.

"Sem abordar primeiro o problema (da sobrevivência econômica), será difícil obter qualquer outro direito", declarou Jiang em 1997.

O controle estatal da economia foi ainda mais reduzido com seu primeiro-ministro Zhu Rongji (1998-2003) e as relações externas - em particular com os Estados Unidos - melhoraram de modo significativo.

Jiang Zemin era casado com Wang Yeping. O casal teve dois filhos.

bur-je/leg/mar/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

China política morte

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar