Ucrânia recebe sistemas de lançadores de foguetes franceses
A Ucrânia anunciou nesta terça-feira (29) que recebeu sistemas de lançadores de foguetes franceses para reforçar seu arsenal militar contra a Rússia, nove meses após a ofensiva no país.
Depois do HIMARS, M270 e MARS II, o LRU se torna o quarto tipo de Sistema de Lançamentos de Foguetes (MLRS) a ser enviado à Ucrânia para combater as forças russas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Os LRUs da França chegaram na Ucrânia! O exército ucraniano ainda está mais forte", tuitou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov.
Os sistemas possuem "cerca de 70 quilômetros" de alcance e podem atingir seu alvo com uma precisão "menor que um metro", segundo a descrição do ministério da Defesa francês.
Nos últimos meses, as forças ucranianas usaram vários tipos de lançadores de foguetes estrangeiros, inclusive o americano HIMARS, para atacar principalmente as linhas de suprimentos russos na retaguarda.
Depois de reconquistar territórios no nordeste, na região de Kharkiv e nos arredores de Kherson, ao sul, Kiev continua pedindo armas de alta precisão para seus aliados ocidentais.
Embora o ministro ucraniano não tenha especificado quantos lançadores de foguetes chegaram, seu homólogo francês Sebastien Lecornu anunciou há duas semanas que dois LRUs seriam entregues, em uma entrevista ao Le Journal du Dimanche.
Lecornu também garantiu que a França enviaria "duas baterias de mísseis Crotale", sistemas de defesa terra-ar contra os drones kamikaze usados pelos russos.
A França também planeja assumir o treinamento de 2.000 dos 15.000 soldados ucranianos que a União Europeia prometeu treinar.