Curdos da Síria pedem ajuda à Rússia contra ofensiva terrestre turca

As forças curdas na Síria pediram à Rússia que pressione a Turquia, que está bombardeando suas áreas no nordeste do território, de modo a dissuadi-la de lançar uma ofensiva terrestre - disse seu líder nesta terça-feira (29).

Em uma entrevista coletiva on-line, Mazlum Abdi garantiu que suas Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelos curdos) "se defenderão", se a Turquia lançar o ataque.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Em 20 de novembro, as autoridades turcas lançaram uma série de ataques aéreos no nordeste da Síria contra posições de combatentes curdos, descritos por Ancara como "terroristas".

Na semana passada, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reiterou sua intenção de ordenar uma ofensiva terrestre, "quando chegar a hora".

No sábado, Abdi, comandante-chefe das FDS, reuniu-se com seu homólogo das forças russas na Síria, general Alexander Chaiko, no aeroporto militar da cidade de Qamishli (nordeste).

"Pedimos que parem os ataques turcos", disse o militar curdo.

"Está claro que os turcos estão se preparando para uma ofensiva terrestre", completou.

Desde 20 de novembro, cerca de 75 pessoas morreram em ataques turcos, a maioria combatentes das FDS, além de uma dúzia de civis e soldados sírios, de acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

Os curdos sírios assumiram o controle de grande parte do nordeste do território durante a guerra na Síria, que começou em 2011 e dividiu o país, estabelecendo uma administração autônoma.

rh/pc/mb/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia Siria Turquia curdos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar