Mineradores ficam presos em galeria subterrânea no Equador

Três mineradores estão presos desde ontem em uma galeria subterrânea no Equador, onde ocorreu um deslizamento de pedras e lama, informou neste domingo o Serviço Nacional de Gestão de Riscos (SNGRE).

"Devido ao colapso da mina Compañía Minera Florida del Señor de Roma, três pessoas ficaram bloqueadas por pedras e lama no interior do poço", indicou o órgão de socorro, em comunicado enviado à AFP.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A mina fica na localidade de Zaruma, que pertence à província costeira de El Oro, uma das áreas equatorianas ricas em ouro. Segundo o SNGRE, água e materiais rochosos deslizaram a uma profundidade de 120 metros, onde se encontravam as três pessoas. "Suas condições de saúde são desconhecidas."

Socorristas de diversas instituições e funcionários da mineração continuavam os trabalhos de resgate, ressaltou o SNGRE. "As tarefas de busca serão intensificadas sempre e quando as condições dentro da mina permitirem. Falemos de que haja linhas de vida, nesse caso, oxigênio, água e ventilação, o que é fundamental para poder realizar esse trabalho", expressou a governadora de El Oro, Mirtha Aristeguieta, em declarações publicadas pelo jornal nacional "El Universo".

A área de Zaruma apresenta sumidouros devido a túneis abertos por mineradores ilegais que atuam paralelamente a exploradores regulamentados. Dois supostos mineiros ilegais foram encontrados mortos em uma galeria em janeiro, quando um deles era procurado.

sp/cjc/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ecuador minas acidente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar