Espanha, França e Portugal chegam a acordo sobre projeto alternativo ao gasoduto Midcat
Espanha, Portugal e França concordaram em desenvolver um "corredor de energia verde" que ligaria Barcelona e Marselha, para substituir o projeto do gasoduto Midcat, anunciou nesta quinta-feira (20) o chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez.
"Os três governos chegaram a um acordo para substituir o projeto Midcat por um novo projeto, que será chamado de corredor de energia verde que ligará a Península Ibérica à França", disse Sánchez ao chegar a uma cúpula de líderes europeus em Bruxelas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o dirigente espanhol, trata-se de implementar "um gasoduto para hidrogênio verde, mas também, durante a transição, para o gás necessário ao mercado energético europeu entre Barcelona e Marselha".
Por sua vez, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, disse à imprensa que se trata de "um gasoduto dedicado ao hidrogênio verde" mas que eventualmente poderá também ser utilizado para gás natural.
Sánchez e Costa acrescentaram que se encontrarão novamente com Macron em Alicante no dia 9 de dezembro. Até essa data, disse o presidente português, será possível "definir os detalhes" desta interconexão do ponto de vista técnico.
ahg/mb/aa