Biden critica republicanos por sugerirem corte em financiamento à Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, investiu nesta quinta-feira (20) contra seus rivais republicanos por sugerirem que o financiamento dos Estados Unidos à Ucrânia poderia ser reduzido depois das eleições legislativas de novembro.

"Disseram que, se ganharem, não é provável que financiem, que sigam financiando a Ucrânia", afirmou Biden durante um evento de campanha no estado da Pensilvânia, no nordeste do país.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Essas pessoas não entendem. É algo muito maior que a Ucrânia. É o Leste Europeu. É a Otan. É muito sério, são consequências sérias", acrescentou. "Eles não têm ideia do que é a política externa americana", frisou.

O influente legislador republicano Kevin McCarthy, líder dos republicanos na Câmara dos Representantes do Congresso, advertiu na terça-feira que o seu partido não concederia nenhum "cheque em branco" à Ucrânia se vencesse as eleições de 8 de novembro, como preveem as pesquisas.

Trata-se do primeiro indício de possíveis dificuldades futuras para Kiev caso haja uma redução do apoio à sua defesa no Congresso americano, que até agora tem sido relativamente bipartidário.

Se os republicanos obtiverem a maioria das cadeiras em disputa na Câmara, McCarthy, legislador da Califórnia, espera substituir a democrata Nancy Pelosi, que preside a Casa, o que o transformaria na terceira figura mais importante de Estados Unidos, depois de Biden e da vice-presidente Kamala Harris.

McCarthy detalhou que espera que os eleitores punam os democratas nas urnas em novembro por terem descuidado das prioridades nacionais, como a imigração.

Desde o início da invasão russa à Ucrânia em fevereiro, os Estados Unidos destinaram 17,6 bilhões de dólares em ajuda militar a Kiev. Isso, contudo, é apenas uma parte das despesas totais, que também incluem assistência humanitária.

sms/bgs/bfm/atm/yow/rpr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA conflito Rússia política Ucrania Joe Biden Kevin McCarthy Nancy Pelosi Kamala Harris

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar