Militares do Equador encontram mais de 750 minas terrestres na fronteira com a Colômbia
Militares do Equador encontraram mais de 750 minas terrestres artesanais na província amazônica de Sucumbíos, fronteira com a Colômbia, anunciou nesta quinta-feira o Comando Conjunto das Forças Armadas.
"Este é um duro golpe para os grupos armados irregulares da Colômbia (GIAC) e as organizações que agem à margem da lei", assinalou a instituição militar.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A descoberta aconteceu na localidade de Lago Agrio, província de Sucumbíos, fronteira com a Colômbia. Durante operações de vigilância na área, os militares encontraram "seis pacotes de material plástico escondidos na mata" contendo "750 minas terrestres artesanais e seis minas terrestres armadas com sistemas de ignição por pressão".
Dois soldados equatorianos ficaram feridos em maio durante um ataque armado contra uma instalação militar localizada perto da zona limítrofe. A fronteira entre Equador e Colômbia é dominada por grupos armados ilegais, incluindo dissidentes da extinta guerrilha colombiana das FARC.
O Equador, localizado entre a Colômbia e o Peru - os dois maiores produtores mundiais de cocaína - vive um aumento da criminalidade associada ao narcotráfico. No ano passado, o outrora pacífico país confiscou um recorde de 210 toneladas de drogas.