Portland demite dois executivos após investigação de abuso sexual no futebol feminino nos EUA

O Portland Timbers (masculino) e os Thorns (feminino) demitiram nesta quarta-feira dois executivos citados no relatório devastador que detalha o abuso sistemático no futebol feminino nos Estados Unidos.

Em um comunicado, o Portland disse que o presidente de futebol Gavin Wilkinson e o presidente de operações comerciais Mike Golub foram dispensados de suas funções.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A decisão veio um dia depois que o proprietário Merritt Paulson anunciou que estava se aposentando de suas funções de tomada de decisão após o relatório divulgado na segunda-feira.

Tanto Wilkinson quanto Golub tiveram destaque nas conclusões do relatório sobre abusos no futebol feminino liderado pela ex-procuradora-geral dos Estados Unidos Sally Yates.

O relatório diz que Wilkinson efetivamente encobriu as alegações de assédio sexual contra o ex-técnico do Thorns, Paul Riley.

A jogadora dos Thorns, Mana Shim, alertou Wilkinson e o proprietário Paulson sobre o frequente assédio sexual de Riley em um e-mail de setembro de 2015.

Riley foi demitido pelo clube da NWSL logo após o e-mail, mas Wilkinson não mencionou as alegações de assédio contra Riley quando o New York Flash entrou em contato com Portland para buscar uma referência sobre o técnico pouco depois.

Riley passou a ser o treinador de Nova York, que mais tarde foi renomeado como North Carolina Courage depois de se mudar, até ser demitido em setembro passado, depois que acusações contra o treinador foram reveladas em reportagens da mídia americana.

Enquanto isso, Golub também enfrentou acusações de má conduta.

O relatório do ex-promotor Yates registrou um episódio em 2013 envolvendo Cindy Parlow Cone, que era então treinadora dos Thorns e agora é presidente da Federação de Futebol dos Estados Unidos.

Parlow Cone relatou que Golub perguntou a ela: "O que está na sua lista de desejos além de dormir comigo?".

Reportagens no jornal The Oregonian também detalharam um ambiente de trabalho "tóxico", supervisionado por Golub, que deixou muitas funcionárias desconfortáveis ou inclinadas a ir embora.

As demissões de Wilkinson e Golub ocorrem depois que a capitã dos Estados Unidos, Becky Sauerbrunn, pediu na terça-feira a demissão de qualquer oficial da NWSL ou do futebol americano que tenha facilitado abusos ou má conduta.

"Todos os proprietários, executivos e dirigentes do futebol americano que falharam repetidamente com jogadoras e falharam em proteger as jogadoras, que se esconderam atrás da lei e não participaram totalmente dessas investigações, devem ir embora", disse Sauerbrunn durante uma entrevista coletiva em Londres.

rcw/meh/ol/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

maus-tratos fbl USA Sexual

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar