Coreia do Norte e China retomam comércio na fronteira, afirma Seul
Coreia do Norte e China retomaram o comércio transfronteiriço de mercadorias após uma suspensão de cinco meses devido à pandemia, informou uma fonte do governo sul-coreano.
"Acreditamos que o serviço de trens de mercadorias foi retomado entre a China e a Coreia do Norte", disse um funcionário do ministério da Unificação da Coreia do Sul, que administra as relações com Pyongyang.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O ministério chinês das Relações Exteriores informou na segunda-feira que os dois países decidiram retomar o comércio após "consultas amistosas".
"As duas partes continuarão fortalecendo a coordenação e a cooperação, garantindo ativamente a operação segura e estável do serviço de trens de carga", afirmou o porta-voz da diplomacia chinesa, Wang Wenbin.
De acordo com a agência sul-coreana de notícias Yonhap, um comboio com 10 vagões atravessou na segunda-feira a ponte Dandong-Sinuiju que liga os dois países.
A Coreia do Norte impôs um rígido bloqueio com o exterior no início da pandemia e o comércio com a China, uma tábua de salvação para sua economia, foi reduzido ao mínimo.
As conexões ferroviárias foram completamente suspensas no final de abril, depois que a cidade fronteiriça chinesa de Dandong registrou casos de covid. Pouco depois, a Coreia do Norte confirmou o primeiro surto de coronavírus.
bur/ceb/aha/dbh/fp