Passageira com deficiência se arrasta para usar banheiro em avião
Britânica não teve assistência da companhia aérea AlbaStar. A situação foi compartilhada nas redes sociais da defensora dos direitos das pessoas com deficiência
Uma mulher paralisada da cintura para baixo revelou sua experiência “humilhante” em um voo. Sem assistência da companhia aérea, ela precisou se arrastar pela aeronave para usar o banheiro. A situação foi relatada pela britânica Jennie Berry em suas redes sociais na última terça-feira, 20. O voo saiu do aeroporto internacional de Newcastle, na Inglaterra.
Jennie é influencer e defensora dos direitos das pessoas com deficiência. Ela ficou paralisada da cintura para baixo depois de desenvolver uma condição neurológica devido a um acidente em 2017.
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Nesta semana, as dificuldades começaram com o avião ainda em solo. Mesmo tendo lugares vazios, os comissários de bordo não permitiram que Jennie sentasse em qualquer assento perto da frente do avião para facilitar o embarque e desembarque.
O voo piorou quando, já no ar, a britânica pediu para ir ao banheiro. A companhia informou que a cadeira de rodas usada para ajudar passageiros com deficiência no transporte dentro no avião não estava disponível para uso.
SHOCKED AND DISGUSTED WITH ALBASTAR AIRLINES - told me I should wear a nappy on board as I’m disabled and they don’t have an aisle chair. This is what I had to resort to. Please share - This isn’t acceptable!!! #disabled #wheelchair #AlbastarAirlines pic.twitter.com/nMNkH278PQ
— Jennie Berry (@WheelieGoodLife) September 20, 2022
"Assim que cheguei ao banheiro, a equipe me disse que 'pessoas com deficiência devem usar fraldas a bordo'", continua Jennie no relato da situação que classifica como degradante e constrangedora.
"Todos os voos em que estive sempre tiveram uma cadeira de corredor e funcionários compassivos em relação às dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam ao viajar. Há MUITO que ainda precisa ser feito quando se trata de acessibilidade na indústria de viagens", afirma.
A situação aconteceu em um voo da companhia aérea espanhola Albastar.
Depois do relato da jovem, a Albastar compartilhou uma mensagem de desculpas no Instagram. "Nossa principal preocupação é a segurança e o conforto de todos os nossos passageiros em todos os voos que operamos. Estamos trabalhando para investigar o incidente e para garantir que esse incidente isolado não ocorra novamente em qualquer de nossas aeronaves", afirma a postagem.
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