Presidente iraniano afirma na ONU que Teerã não busca adquirir armas nucleares

O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, afirmou na sede das Nações Unidas, nesta quarta-feira (21), que seu país não busca dotar-se de armas nucleares e exigiu garantias de que o Estados Unidos cumpriria com qualquer novo acordo nuclear.

"A República Islâmica do Irã não busca construir ou obter armas nucleares e tais armas não têm lugar em nossa doutrina", disse Raisi à Assembleia Geral da ONU.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

França, Alemanha e Reino Unido - que foram parte do acordo nuclear de 2015 com Irã, Estados Unidos, Rússia e China - aguardam uma resposta formal de Teerã às últimas condições que propuseram para reviver o pacto do qual Washington se retirou em 2018 por decisão do então presidente Donald Trump.

Mas o presidente iraniano disse duvidar da sinceridade do governo do presidente americano, Joe Biden, para reviver o acordo.

"Eles continuam repetindo as mesmas histórias do passado, o que nos faz duvidar de seu compromisso de voltar ao acordo", disse Raisi.

Na terça-feira, Raisi se reuniu em Nova York com o presidente da França, Emmanuel Macron, a quem "expressou sua preocupação" com as "garantias" de que o acordo seja preservado independentemente de quem governa os Estados Unidos, segundo o relato de Macron sobre a reunião.

"A bola está agora no campo do Irã", disse Macron sobre uma possível reativação desse acordo que visa garantir que o Irã não adquira armas nucleares em troca do levantamento de sanções à sua economia.

sct/mlm/ec/yow/gm/ad/ap

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Irán diplomacia cúpula ONU nuclear

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar