Venezuela e Colômbia reatam relações diplomáticas
Nicolas Maduro anunciou que receberá Armando Benedetti como embaixador colombiano na Venezuela; Benedetti foi peça-chave na campanha de Gustavo Petro à presidência da Colômbia
O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, afirmou que receberá as credenciais diplomáticas do colombiano Armando Benedetti. O anúncio marca a volta das relações bilaterais entre os países, que haviam sido rompidas em 2019.
Benedetti foi uma das peças-chave da campanha de Gustavo Petro, eleito presidente da Colômbia em junho deste ano. Petro, que havia prometido restabelecer o diálogo com a Venezuela, tomou posse em 7 de agosto.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Colômbia e Venezuela compartilham a fronteira mais longa de ambos os países. Enquanto primeiro também faz divisa com Equador, Peru e Brasil, o segundo tem limites terrestres com a Guiana e o Brasil.
Em 2019, Maduro cortou a diplomacia com a Colômbia após o então presidente Iván Duque reconhecer Juan Guaidó como presidente autoproclamado da Venezuela. À época, Duque afirmou que a Maduro sobravam "horas" no comando do país.
A reunião entre Nicolas Maduro e Armando Benedetti acontecerá na tarde desta segunda feira. Ele leva uma carta de Petro a Maduro, pedindo que reconheça o embaixador "extraordinário e plenipotenciário", ou seja, como representante oficial da Colômbia na Venezuela.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente