Fotógrafa mostra realidade de superlotação de lugares 'instagramáveis' pelo mundo
As fotos fazem parte de um trabalho de mestrado em fotografia documental que reúne três questões: turismo, mídias sociais e mudanças climáticas
Se você costuma viajar bastante, certamente já passou um tempinho esperando para conseguir tirar uma foto em algum ponto turístico.
Acostumada com a rotina de fotografar, a belga Natacha De Mahieu, 26, resolveu publicar em seu Instagram uma série de imagens questionando a ligação entre turismo e espetacularização.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Todas as imagens mostram uma grande número de pessoas em busca do melhor ângulo para registrar as selfies e publicá-las nas redes sociais. A paisagem natural, então, fica repleta de gente e de câmeras.
As fotos fazem parte de um trabalho de mestrado em fotografia documental, que reúnem três questões: turismo, mídias sociais e mudanças climáticas.
O projeto intitulado "Teatro da Autenticidade" teve início em uma das viagens feitas por ela, em agosto de 2021, para Obersee, um lago natural na Alemanha com cachoeira e cercado por montanhas.
Ao jornal The Guardian, Natacha contou que percebeu, em suas viagens, que os turistas tiravam fotos de si, contra a vista, e faziam tudo para sair bem: tiravam casacos, mesmo com muito frio, e alteravam o tom da foto para transmitir um aspecto de verão.
Por trás das câmeras, eram camadas de jaquetas acolchoadas: era o Instagram versus a realidade.
Para Natacha, que ama viajar, a impressão é que todos estão indo para os mesmo lugares, usando as mesmas composições e as mesmas cores.
"Quão estranho é os turistas tentarem escapar das convenções sociais, indo em busca de experiências autênticas e introspectivas, mas acabarem nas mesmas paisagens, vivendo as mesmas experiências e se comportando do mesmo modo que milhares de outros viajantes?", questiona Natacha.
Para começar o projeto, ela identificou alguns destinos turísticos europeus como o lago em Obersee, na Alemanha; a região da Capadócia, na Turquia, famosa pelos balões de ar quente; entre outros.
Os registros estão no perfil da artista, no Instagram e no seu site.