Rei Mohamed VI pede a Marrocos apoio inequívoco no Saara Ocidental

O rei Mohamed VI pediu aos países parceiros de Marrocos no sábado que esclarecessem sua posição sobre a disputada soberania do Saara Ocidental e apoiassem inequivocamente Rabat.

"Quero enviar uma mensagem clara ao mundo inteiro: a pasta do Saara é o prisma através do qual o Marrocos considera seu entorno internacional", disse o rei em um discurso televisionado. "É também claramente o parâmetro que mede a sinceridade das amizades e a eficácia das alianças que estabelecemos", acrescentou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Em alguns países que estão entre nossos parceiros, novos ou tradicionais, cujas posições sobre o Saara são ambíguas, esperamos que eles esclareçam e revejam seu posicionamento, de uma forma que não se preste a nenhum mal-entendido", alertou o soberano.

O monarca não especificou a que países se dirige, mas celebrou a posição dos Estados Unidos, que sob a presidência de Donald Trump reconheceu o "caráter marroquino" deste território.

Mohamed VI também saudou a virada da Espanha e da Alemanha, que agora apoiam o plano de autonomia de Rabat para resolver o longo conflito no Saara.

Ex-colônia espanhola, disputada há décadas entre Marrocos e os separatistas saharauis da Frente Polisario, é considerada um "território não autônomo" pela ONU.

Rabat controla 80% de seu território e propõe autonomia sob sua soberania, enquanto a Polisario, apoiada pela Argélia, solicita um referendo de autodeterminação contemplado pela ONU.

agr/mav/dbh/atm/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Sáhara diplomacia Marruecos trabalho realeza política Maomé VI

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar