China afirma que exercícios militares perto de Taiwan são "necessários e legítimos"

A China afirmou nesta quarta-feira (3) que os exercícios militares que estão previstos para as proximidades de Taiwan são "necessários e legítimos" após a visita à ilha da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.

Os exercícios militares, que devem acontecer a 20 km das costas taiwanesas, representam "uma medida necessária e legítima para responder às graves provocações de alguns políticos americanos e dos independentistas taiwaneses", afirmou Hua Chunying, porta-voz do ministério das Relações Exteriores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em relação à "visita de Pelosi a Taiwan, os Estados Unidos são o provocador, a China é a vítima. A provocação conjunta de Estados Unidos e Taiwan aconteceu primeiro, a defesa justa da China veio depois", acrescentou.

As autoridades chinesas expressaram irritação com a visita de Pelosi a Taiwan - que a China considera parte de seu território -, que é vista como uma ameaça ao frágil status quo do outro lado do estreito.

tjx-oho/smw/ka/ehl/at/mis/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA diplomacia China Taiwan

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar