Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Presidente das Filipinas diz que não tem intenção de voltar ao tribunal TPI

07:16 | Ago. 01, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O presidente das Filipinas disse neste segunda-feira (1º) que não tem intenção de voltar à jurisdição do Tribunal Penal internacional (TPI) em um momento em que o tribunal busca retomar uma investigação sobre a guerra mortal contra as drogas lançada pelo ex-presidente Rodrigo Duterte.

"As Filipinas não têm a intenção de voltar à TPI", disse o presidente Ferdinand Marcos Jr à imprensa, após afirmar que não iria cooperar com as investigações.

Duterte retirou o país da TPI em 2019 depois que o tribunal com sede em Haia lançou uma investigação preliminar sobre a repressão ao tráfico, que deixou milhares de mortos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em setembro os juízes do tribunal autorizaram uma investigação sobre a campanha de combates às drogas, afirmando que parecia um ataque ilegítimo e sistemático contra civis.

Poucos meses depois suspendeu a investigação, depois que as Filipinas afirmaram que estava investigando os supostos crimes.

Em junho, o promotor Karim Khan disse que o pedido de Manila para adiar a investigação era injustificado e que deveria começar o mais rápido possível.

Marcos Jr - que apoia a guerra às drogas - foi eleito com uma vitória retumbante em maio graças a uma aliança com a filha de Duterte, Sara, que conquistou a vice-presidência.

rbl/amj/qan/an/zm/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar