Bombardeios russos 'maciços' no sul da Ucrânia
As regiões do sul da Ucrânia sofreram bombardeios russos "maciços" nesta terça-feira (26), incluindo uma cidade balneária perto dos portos de Odessa e Mykolaiv, disseram autoridades ucranianas.
De acordo com o comando sul do exército ucraniano, o bombardeio foi realizado "por aviões do Mar Negro".
"Em Odessa, prédios residenciais nas aglomerações costeiras foram atingidos sem causar vítimas, segundo relatos iniciais", disse o Exército em nota no Facebook.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineOs ataques russos ocorrem apesar de um acordo assinado na semana passada com Moscou para desbloquear as exportações de grãos ucranianos de três portos na região de Odessa.
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky postou um vídeo nas redes sociais nesta terça-feira mostrando casas destruídas em Zatoka, um balneário à beira-mar na costa do Mar Negro, perto de Odessa.
"A infraestrutura portuária foi alvo na região de Mykolaiv", acrescentou o exército. O governador regional de Mykolaiv, Vitali Kim, também relatou "enormes bombardeios" na cidade nesta terça-feira.
"Uma instalação de infraestrutura crítica e uma empresa de automóveis foram atacadas sem vítimas, com base em informações preliminares", escreveu ele no Telegram. "Os mísseis também atingiram os arredores da cidade e houve tentativas de danificar a infraestrutura portuária", acrescentou.
No leste, três civis morreram nas últimas 24 horas na região de Donetsk, segundo o governador Pavlo Kyrylenko. Na região, Toretsk, Avdivka, Márinka e Krasnogórivka também foram bombardeados na manhã desta terça-feira, segundo a mesma fonte.
O funcionário também relatou ataques em Bakhmut e Sloviansk. Segundo Sergei Gaidai, governador da região vizinha de Luhansk, quase inteiramente ocupada pelos russos, as tropas ucranianas repeliram quatro ataques russos nas últimas 24 horas.
bur-neo/ant/thm/sag/zm/aa
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente