Na despedida, Gareca lamenta não ter classificado Peru para Copa e conquistado um título

O argentino Ricardo Gareca falou nesta terça-feira em Lima sobre sua passagem pela seleção peruana de 2015 a 2022, e descartou ter ofertas de outra seleção.

"Eu queria ter classificado (para a Copa do Mundo do Catar-2022). É uma dor muito grande. Gostaria de ter conquistado um título. Acho que o Peru estava em condições, durante nossa gestão, de ter conquistado um título", declarou Gareca em uma coletiva de imprensa de despedida em um hotel na capital peruana.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Com exceção da Copa América Centenário (em 2016), estivemos no pódio em todas. Se Deus quiser pode acontecer", disse o técnico após não descartar voltar a treinar a seleção 'inca' no futuro.

"Foram quase oito anos espetaculares. A seleção peruana, seja qual for o futuro, sempre será bem vista por nós, não só no trabalho", disse 'El Tigre' Gareca, que assumiu o comando do Peru em março de 2015.

Após destacar o nível futebolístico do jogador peruano, Gareca descartou qualquer proposta confirmada para dirigir outra seleção sul-americana ou clubes de seu país.

"Neste momento não tenho ofertas de nenhum lugar. Chamam assim quando é algo oficial. No momento não tenho nada", afirmou o treinador de 64 anos.

Gareca continua sendo muito amado no Peru apesar de não ter se classificado para a Copa do Catar-2022. Sua grande conquista foi levar a seleção peruana para o Mundial da Rússia-2018 após 36 anos de ausência em Copas do Mundo.

Na Copa América de 2019 no Brasil, ele levou o Peru à final pela primeira vez em 44 anos.

Após a derrota nos pênaltis no mês passado contra a Austrália em jogo que valia uma vaga no Mundial do Catar, o argentino deixou de ser o técnico da seleção peruana.

Gareca deixou a seleção do Peru depois que as negociações com a Federação Peruana de Futebol (FPF) para renovar seu contrato fracassaram.

"Não falo de questões contratuais. Nunca me senti enganado ou usado", disse Gareca.

Dezenas de torcedores com camisas vermelhas e brancas chegaram ao hotel onde acontecia a coletiva para se despedir do treinador.

"Gareca não vai embora, Gareca não vai embora!", cantavam. "Profe, obrigado!!", gritou um fã e Gareca respondeu levantando a mão para cumprimentá-los.

"Gareca, não vá. É uma pena, porque ele nos tornou campeões do mundo como torcedores, ele nos uniu, foi um verdadeiro líder", disse à AFP Zozimo Terry, que chegou ao hotel vestido de inca.

A imprensa local menciona, como o principal candidato para substituir Gareca, Juan Reynoso, campeão peruano com o Universitario e o Melgar e no México com o Cruz Azul em 2021, e que jogou pela seleção peruana em 84 ocasiões.

Os argentinos Sebastián Beccacece, Jorge Sampaoli e Hernán Crespo também são citados.

Em sete anos, Gareca dirigiu o Peru em 96 jogos, com 39 vitórias, 23 empates e 34 derrotas, com 120 gols a favor e 108 contra.

cm/ma/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl ARG esporte PER

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar