Cometa PanSTARSS passará pela Terra no dia 14 de julho

A melhor forma de vê-lo será com um telescópio, mas alguns binóculos podem ser capazes de capturá-lo em julho

Os curiosos das belezas do espaço poderão acompanhar a passagem do cometa “C/2017 K2”, também conhecido como “PanSTARSS”, em seu ponto mais próximo da Terra, no meio deste mês de julho. De acordo com astrônomos, este é um dos maiores cometas já descobertos. Espera-se que o cometa se aproxime da Terra o mais próximo possível em 14 de julho de 2022. 

O cometa tecnicamente pode ser observado agora – desde que você tenha um telescópio. Na referida data, porém, ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra, com um brilho de nove pontos de magnitude.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A melhor forma de vê-lo será com um telescópio, mas alguns binóculos podem ser capazes de capturá-lo em julho. Para quem mora no hemisfério Norte, ele ainda deve ser visualizado até partes de setembro, quando migrará a trajetória sentido hemisfério sul.

Entretanto, para ambos os “lados” da Terra, nesta época ele já estará bem difuso em seu brilho. Depois de setembro, ele deve passar perto de Marte, onde estará invisível para nós. As informações são dos portais Olhar Digital e Universe Space Tech.

Cometa PanSTARSS

O PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort – tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”. Os astrônomos descobriram este cometa pela primeira vez há mais de cinco anos – em maio de 2017. Na época, era o cometa ativo mais distante já encontrado, de acordo com funcionários da Agência Espacial Americana (Nasa).

Segundo observações do Telescópio Espacial Hubble, o núcleo do cometa tem cerca de 18 quilômetros de diâmetro.

Vale lembrar, porém, que cometas são objetos bastante imprevisíveis quanto mais se aproximam do Sol. Apesar de as projeções dos astrônomos serem bem firmes, nada impede o PanSTARSS de se tornar mais ativo e começar a brilhar com mais intensidade antes do previsto, ou ainda de se despedaçar e desaparecer no céu.

O que são cometas?

Segundo a Nasa, os cometas são “bolas de neve cósmicas de gases congelados, rochas e poeira”. Eles são formados a partir do material que sobrou após a formação do Sistema Solar.

Quando um cometa se aproxima do Sol, ele aquece, e o material da superfície evapora, formando uma cauda de partículas de gás e poeira direcionadas para longe da grande estrela. Atualmente, existem 3.743 cometas conhecidos em nosso Sistema Solar.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Cometa C/2017 K2 Cometa PanSTARSS astronomia quando ver PanSTARSS Nasa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar