Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Irã espera 'seriamente' chegar a um acordo sobre seu programa nuclear

12:16 | Jun. 23, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O Irã espera "seriamente" chegar a um acordo sobre seu programa nuclear com as principais potências, incluindo os Estados Unidos, disse o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, nesta quinta-feira (23) em uma entrevista coletiva com seu colega russo, Sergei Lavrov, em Teerã.

O chefe da diplomacia russa chegou à capital iraniana na noite de quarta-feira para uma visita de dois dias, num momento em que as negociações sobre o programa nuclear iraniano, lançadas em Viena há mais de um ano entre o Irã e as grandes potências (Rússia, Estados Unidos, Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Alemanha), estão estagnados desde março.

As negociações visam devolver os Estados Unidos ao acordo alcançado em 2015 entre o Irã e as grandes potências e que o Irã o respeite plenamente. Esse acordo estabeleceu uma limitação às atividades nucleares iranianas em troca da redução das sanções internacionais contra Teerã.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"As negociações estão em uma fase difícil, em um momento em que estamos chegando ao fim", disse Amir Abdollahian.

O Irã "espera seriamente chegar a um acordo justo, forte e duradouro", acrescentou, instando Washington a "mostrar realismo".

O Irã desligou algumas de suas câmeras de vigilância da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em suas instalações nucleares, depois que os Estados Unidos e os países europeus votaram uma resolução em 8 de junho denunciando a falta de cooperação de Teerã.

No entanto, o Irã declarou em 13 de junho que todas essas medidas são "reversíveis" assim que um acordo for finalizado em Viena.

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, disse que quer retornar ao acordo com a condição de que o Irã honre seus compromissos. Teerã exige o levantamento das sanções.

pdm/sk/rm/me/es/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar