Eurodeputados alcançam acordo sobre reforma do mercado de carbono

Os eurodeputados formalizaram nesta quarta-feira (22) um acordo sobre a reforma do mercado europeu de carbono, duas semanas depois de uma surpreendente derrota do projeto original deste plano fundamental para o plano climático da União Europeia (UE).

Após intensas negociações, os eurodeputados adotaram o compromisso de ampliar o mercado de carbono e a eliminação progressiva, entre 2027 e 2032, das cotas de emissão atribuídas às empresas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa eliminação seria adotada à medida que um imposto sobre o carbono às importações de países terceiros entra em vigor nas fronteiras da UE.

O acordo expresso na votação desta quarta-feira abre caminho para as negociações entre os eurodeputados e os Estados-membros do bloco.

Este acordo foi apoiado nesta quarta-feira por 439 votos a favor, com 157 contra e 32 abstenções.

Em 8 de junho, a iniciativa sofreu um revés catastrófico ao ser rejeitada pelo plenário do Parlamento Europeu, por ser considerada insuficiente pelos Verdes e Social-Democratas.

O projeto de reforma do mercado de carbono é um dos pilares centrais de um roteiro proposto pela Comissão Europeia em 2021, apoiado por 14 textos.

O plano elaborado pela UE inclui um mecanismo que amplia o sistema de comércio de cotas de emissão (conhecido pela sigla ETS) para incluir os setores de transporte e construção.

jug-ahg/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

UE clima meio-ambiente energia parlamento comercio importações macroeconomia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar