OMC fecha acordo sobre pesca, vacinas e segurança alimentar

A reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta sexta-feira (17), em Genebra, a conclusão de acordos "históricos" sobre pesca, levantamento de patentes das vacinas anticovid-19 e segurança alimentar.

É "um conjunto de resultados sem precedentes. Há tempos que a OMC não conseguia um número tão importante de resultados multilaterais", declarou a diretora-geral da organização, Ngozi Okonjo-Iweala, diante dos representantes dos 164 países-membros.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

"Os resultados mostram que a OMC é capaz de responder às urgências dos nossos tempos", acrescentou.

A conferência começou com o objetivo de abordar a insegurança alimentar criada pela invasão russa da Ucrânia, assim como a remoção de subsídios que incentivam a sobrepesca e esvaziam os oceanos, a suspensão temporária de patentes de vacinas contra a covid-19 e uma reforma da própria organização.

Após vários dias de intensas negociações, marcadas por inúmeras incertezas e pela intransigência da Índia em diferentes questões, os negociadores acabaram se entendendo, anunciou o presidente da conferência ministerial, o cazaque Timur Suleimenov.

apo/vog/dbh/atm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

pandemia OMC diplomacia vírus comercio lazer alimentos saúde Ngozi Okonjo-Iweala

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar