Marrocos proíbe filme questionado no mundo muçulmano

O governo do Marrocos proibiu a exibição do filme britânico "The Lady of Heaven", que é considerado uma blasfêmia em vários países muçulmanos.

O Centro Cinematográfico Marroquino (CCM) não autorizou o filme e proibiu a projeção comercial e cultural no território nacional, afirma um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O longa-metragem conta a história da filha do profeta Maomé, Fatima Zahra, esposa de Ali, que foi o primeiro imã xiita.

O CMM é responsável pela emissão de licenças para filmagens no Marrocos e para a distribuição nos cinemas.

A decisão foi anunciada depois que o Conselho Superior dos Ulemás, o órgão oficial encarregado de emitir as "Fatwas", os decretos muçulmanos, "condenou firmemente" no sábado o conteúdo do filme.

O filme, que estreou em 3 de junho no Reino Unido, teve que ser retirado de cartaz após os protestos de grupos muçulmanos diante das salas de cinema do país.

A produção, que descreve a luta pela sucessão após a morte de Maomé, foi considerada uma "blasfêmia" no Egito, Paquistão e Irã.

agr/cn/an/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

religião Marrocos cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar