Biden afirma que Zelensky "não quis ouvir" advertências sobre invasão russa

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na sexta-feira que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, "não quis ouvir" as advertências de Washington antes da invasão da Rússia a seu país.

"Muitos pensaram que estava exagerando ao mencionar um ataque russo contra a Ucrânia antes do início", declarou Biden em uma recepção em Los Angeles para arrecadar fundos para o Partido Democrata.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Mas eu sabia que tínhamos informações de que isso estava acontecendo. (O presidente russo Vladimir Putin) ia atravessar a fronteira. Não havia dúvida e Zelensky não queria ouvir", disse.

O governo dos Estados Unidos começou a alertar sobre os preparativos para uma invasão da Ucrânia muito antes de Putin anunciar uma "operação especial" contra o país em 24 de fevereiro.

As advertências provocaram incredulidade e, inclusive, críticas de alguns aliados europeus, que consideravam Washington muito alarmista na época.

aue/elm/atm/ag/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ucrânia EUA conflito diplomacia Vladimir Putin Joe Biden

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar