Lewandowski, Mané e Pogba agitam mercado do verão europeu

Lewandowski no Barcelona, Mané no Bayern e Pogba na Juve? O panorama da temporada 2022-2023 e o destino de alguns astros começam a ser traçados a poucos dias do início do 'mercado' de verão na Europa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Robert Lewandowski, duas vezes eleito Jogador do Ano da Fifa (2020 e 2021) quer deixar o Bayern, um ano antes do final de seu contrato. O Barcelona teria oferecido 32 milhões de euros (cerca de 34 milhões de dólares) ao clube bávaro, mas os dirigentes de Munique são intransigentes: está fora de questão permitir a saída de sua estrela, que há vários anos marca mais de 40 gols por temporada.

Mas Lewandowski está determinado: "Uma coisa é clara: minha história com o Bayern está chegando ao fim", disse o atacante de 33 anos, que não esconde o desejo de se transferir para o Barça.

"Um contrato é um contrato", respondeu secamente o presidente do Bayern, Herbert Hainer.

Para acompanhar - ou substituir - Lewandowski, o Bayern está considerando a contratação de Sadio Mané, atacante senegalês do Liverpool. Os dois clubes mantêm negociações.

E na direção oposta, a contratação de maior destaque neste verão europeu na Premier League será em princípio a de Erling Haaland pelo Manchester City por 60 milhões de euros, já fechada, mas o jogador ainda não foi apresentado oficialmente.

O atacante norueguês de 21 anos, que marcou quase um gol por jogo em duas temporadas e meia no Borussia Dortmund (86 gols/89 jogos), agora está pronto para disputar o campeonato inglês.

Os rivais do City agora precisam reagir. O Liverpool pensa no uruguaio Darwin Núnez, mas os 100 milhões de euros que o Benfica pede fazem dele a contratação mais cara da história dos 'Reds'.

A não renovação de Mohamed Salah e a possível saída de Mané podem ter um efeito dominó no mercado de artilheiros.

Na Itália, as atenções estão focadas no momento no possível retorno à Serie A de duas estrelas: Paul Pogba à Juventus e Romelu Lukaku à Inter de Milão.

O Manchester United oficializou no dia 1º de junho o fim da aventura com o meio-campista francês campeão mundial, de 29 anos, que rescindiu seu contrato após seis temporadas como 'Diabo Vermelho'.

Segundo a imprensa italiana, a prioridade de Pogba é retornar à Juve, onde viveu seus melhores anos como jogador entre 2012 e 2016.

O jogador teria aceitado uma redução de seus rendimentos na Inglaterra para chegar a um acordo com os 'bianconeri'.

O caso de Lukaku parece mais espinhoso, sendo um jogador para quem o Chelsea pagou à Inter 115 milhões de euros há um ano. O atacante belga, insatisfeito com os minutos de jogo que Thomas Tuchel lhe dá em Londres, estaria ansioso para voltar aos 'Nerazzurri', com quem conquistou o 'Scudetto' em 2021. Resta encontrar uma fórmula econômica acessível para a Inter.

O clube milanês segue trabalhando e em paralelo com a chegada de Paulo Dybala, o meio-campista argentino que está livre de seu vínculo com a Juventus.

No Barcelona, o caso Ousmane Dembélé continua empacado. As reivindicações salariais do jogador da seleção francesa e de seu agente Moussa Sissoko esbarram nos cofres vazios do Camp Nou, e ainda mais se os catalães conseguirem contratar Lewandowski.

"Barça e Dembélé: um diálogo de surdos", resumia o jornal Marca no domingo. As negociações não estão rompidas entre as partes, mas as posições ainda estão muito distantes.

No final do contrato, em 30 de junho, Dembelé é citado como possível reforço do PSG, mas Chelsea, Liverpool e Bayern de Munique também correm por fora.

Este ano a Ligue 1 quer ser ambiciosa no 'mercato': revitalizados pela vultuosa soma de 1,5 bilhões de euros prometida pelo fundo de investimento CVC, os clubes franceses querem se impor, assim como o PSG conseguiu a renovação de Kylian Mbappé apesar do fato de que era cobiçado pelo Real Madrid.

O Lyon acertou o retorno do atacante Alexandre Lacazette, livre após cinco anos no Arsenal.

alu-jed-hpa-pve-cpb/smr/iga/mcd/aam

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl ESP FRA GER ITA ENG

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar