Militar é suspenso por benzer tropa no antigo mausoléu de Franco

O Exército espanhol suspendeu um de seus capitães por ter levado sua companhia para ser benzida em frente ao antigo mausoléu do ditador Francisco Franco - confirmaram fontes militares nesta quinta-feira (2).

"O capitão-chefe da companhia foi suspenso, e um processo foi aberto", confirmou o Exército em breve nota à AFP.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Divulgado no aplicativo Telegram por um grupo de militares chamado "Ciudadan@s de uniforme", este "vídeo da vergonha" mostra várias dezenas de soldados de uniforme ajoelhados na enorme escadaria do antigo mausoléu de Franco. Um deles porta a bandeira da companhia.

Na frente deles, alguns degraus acima, um padre de batina branca lê uma bênção.

O grupo "Ciudadan@s de uniforme" afirma que o capitão organizou esta marcha pelo Vale dos Caídos "com o objetivo de que a flâmula dessa companhia seja abençoada na basílica".

Localizado a cerca de 50 quilômetros de Madri, o complexo católico do Vale dos Caídos - composto, entre outros, por uma basílica e uma abadia de monges beneditinos - abrigou o mausoléu de Franco até que o governo do socialista Pedro Sánchez decidiu exumar os restos mortais do ditador e transferi-los para um cemitério no norte de Madri, em outubro de 2019.

mig/mg/rs/al/bl/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

história Espanha ditadura

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar