Partido republicano Sinn Fein se une às homenagens a Elizabeth II

O partido republicano irlandês Sinn Fein agradeceu a Elizabeth II por seu papel no processo de paz na Irlanda do Norte, algo inimaginável durante a maior parte de seu reinado, que completa 70 anos, informa o jornal Belfast Telegraph.

Em uma carta enviada no mês passado, Michelle O'Neill, uma das líderes do Sinn Fein, destacou "a importante contribuição (da rainha) para a paz e a reconciliação".

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O reinado de Elizabeth II foi marcado por três décadas de conflito entre os republicanos, em sua maioria católicos, que queriam a reunificação com a Irlanda, e os unionistas, em sua maioria protestantes, que desejam continuar como parte da coroa.

O conflito deixou quase 3.500 mortos até o acordo da Sexta-Feira Santa em 1998.

Uma carta com este teor do Sinn Fein, ex-braço político do extinto grupo armado IRA, seria inimaginável por muitos anos.

Em 1979, o IRA matou Louis Mountbatten, primo da rainha, em um ataque com uma bomba. No ano passado, o Sinn Fein pediu desculpas pelo assassinato.

Em maio, o partido venceu pela primeira vez os unionistas nas eleições regionais da Irlanda do Norte.

O'Neill deve assumir o cargo de primeira-ministra do governo local, que compartilhará com os unionistas.

Porém, os unionistas se negam a formar um Executivo devido aos controles específicos da província após o Brexit.

phz-gmo/bd/sag/an/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

jubileu realeza IrlandaNorte GB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar