Líder russo fala de possível anexação de territórios ucranianos a partir de julho

Um dos negociadores russos sobre o conflito na Ucrânia indicou nesta quarta-feira (1º) à agência de notícias Ria Novosti que os territórios ucranianos conquistados militarmente pela Rússia poderiam celebrar, a partir de julho, referendos sobre uma possível anexação.

"Não quero fazer previsões (...), mas calculo que os territórios libertados celebrarão um referendo mais ou menos ao mesmo tempo, o que parece lógico", disse Leonid Slutski, presidente do comitê de Relações Exteriores da câmara baixa do Parlamento russo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Acredito que podem acontecer em julho", acrescentou este dirigente, que faz parte da delegação russa envolvida nas negociações de paz com a Ucrânia, paralisadas desde o final de março.

A Rússia denomina como "territórios libertados" as regiões da Ucrânia conquistadas militarmente por seu exército, junto com seus aliados separatistas.

Esses "territórios libertados" incluem as repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Luhansk, mas também as regiões de Kherson e Zaporizhzhia, controladas em grande parte pelo exército russo.

A Rússia implantou administrações pró-russas nessas áreas, o rublo como moeda, concedeu a nacionalidade russa aos seus habitantes e instalou redes de telecomunicação russas.

O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que os habitantes desses quatro territórios "deveriam poder escolher seu futuro".

bur/oaa/eb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rusia Ucrania Dmitri Peskov Leonid Slutsky

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar