Armas ocidentais permitiram acabar com batalha por Severodonetsk em 2-3 dias, afirma governador

As armas ocidentais de longo alcance permitiriam à Ucrânia derrotar as forças russas e assumir o controle da cidade de Severodonetsk "em dois ou três dias", afirmou nesta quinta-feira Serguei Gaiday, governador desta região do leste do país.

"Assim que tivermos artilharia de longo alcance, nós seremos capazes de enfrentar a artilharia russa e nossas forças especiais poderiam limpar a cidade em dois ou três dias", disse o governador regional.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O exército russo tenta há várias semanas assumir o controle da cidade industrial na região de Lugansk, crucial para o controle de toda a bacia de mineração do Donbass.

De acordo com o governador, as tropas ucranianas recuperaram terreno nos últimos dias e controlam atualmente "uma grande parte" da cidade.

Os ucranianos pedem de maneira insistente ao Ocidente que envie mais sistemas de foguetes de longo alcance.

O governo dos Estados Unidos já anunciou o envio de quatro sistemas Himars (lança-foguetes que permitem disparos múltiplos e são instalados em veículos blindados leves, com um alcance de 80 km).

Mas Washington deseja ter a certeza de que os soldados ucranianos sabem operar da maneira correta os sistemas antes de enviar mais, informou na quarta-feira o comandante do Estado-Maior americano, general Mark Milley.

Os Himars são um sistema "sofisticado" e é necessário "treinar estes jovens, garantir que sabem usar da maneira correta os sistemas", declarou o general.

"É necessário formar os operadores, mas também os soldados encarregados da manutenção, assim como os oficiais e suboficiais", explicou.

O Reino Unido anunciou que enviaria um sistema similar de lança-mísseis conhecido como MLRS, montado em um blindado pesado.

De acordo com Gaiday, a situação em Severodonetsk é "muito dinâmica" nesta quinta-feira, com vários combates em terra e bombardeios russos "constantes" sobre as áreas ainda controladas pelos ucranianos.

bur-cat/bl-mis/meb/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Ucrânia conflito Rússia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar