Agatha rebaixado para tempestade tropical na costa sudoeste do México

O furacão Agatha, o primeiro da temporada no Pacífico mexicano, foi rebaixado na segunda-feira para tempestade tropical, após tocar a costa sudoeste do país como furacão de categoria 2.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos informou que a tempestade tem ventos máximos de 110 km/h e se desloca a 13 km por hora.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Agatha tocou a terra mais cedo, a oeste de Puerto Ángel, comunidade de 2,5 mil habitantes localizada no estado de Oaxaca, e deve continuar avançando para o nordeste.

O NHC prevê que a tempestade perderá força nas próximas horas e e se dissipará sobre o território mexicano durante a tarde de terça-feira.

Agatha ganhou força rapidamente pelas altas temperaturas do mar e os prognósticos iniciais não descartavam que chegasse à categoria 3.

As praias da costa de Oaxaca estavam nubladas e com o mar agitado na manhã de segunda-feira, enquanto os moradores se abasteciam de água e alimentos e protegiam residências e comércios. As aulas e atividades não essenciais foram suspensas na região afetada.

"Os abrigos já estão abertos, as pessoas já estão chegando (...), estamos em um ponto vermelho, vai chegar e vai chegar forte", advertiu à AFP Roberto Castillo, da Proteção Civil de Huatulco.

O governo de Oaxaca habilitou 203 refúgios temporários com capacidade para abrigar 26.800 pessoas, e hotéis foram preparados para receber os turistas.

Foram identificados 5.240 visitantes nacionais e estrangeiros na área de risco em Oaxaca, que abriga centros de veraneio como Puerto Escondido e Huatulco, populares entre turistas europeus e americanos fãs do surfe.

O Serviço Meteorológico do México informou, por sua vez, que o fenômeno seguirá provocando fortes chuvas em Oaxaca e nos estados vizinhos de Chiapas e Guerrero.

As autoridades fecharam os portos para a navegação nestas regiões, enquanto as companhias aéreas começaram a cancelar desde o domingo seus voos ao aeroporto internacional de Huatulco, na costa de Oaxaca.

Na região afetada pelo furacão localizam-se vários rios caudalosos, razão pela qual o serviço meteorológico mexicano alertou para possíveis transbordamentos e enxurradas.

O México sofre anualmente com a passagem de ciclones tropicais tanto em sua costa do Pacífico quanto do Atlântico, habitualmente entre maio e novembro.

A temporada 2021 de furações no Pacífico, que vai de 15 de maio a 30 de novembro, foi moderadamente ativa com 40 episódios. Destes, 15 foram furacões, segundo o serviço Meteorológico mexicano.

sem-jla-yug/axm/dem/yow/mvv/lb

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

clima México

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar