Putin diz a Erdogan que Rússia está disposta a reabrir transporte marítimo com a Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, confirmou nesta segunda-feira (30) para seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, que Moscou está disposto a trabalhar com Ancara para reabrir o tráfego marítimo, bloqueado devido ao conflito na Ucrânia.

"Vladimir Putin destacou a disponibilidade da Rússia para contribuir para o trânsito marítimo de mercadorias sem entraves, em coordenação com os parceiros turcos. Isso também se aplica às exportações de grãos dos portos ucranianos", disse o Kremlin em um comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Os dois líderes conversaram por telefone para "garantir uma navegação segura no mar Negro e no Mar de Azov", segundo o Kremlin. Também falaram sobre "eliminar a ameaça das minas em suas águas", acrescentou.

Putin voltou a repetir que a escassez de alimentos no mundo era o resultado das políticas ocidentais e que a Rússia estava disposta a exportar "volumes significativos de fertilizantes e produtos agrícolas se as sanções anti-russas correspondentes forem levantadas".

A ofensiva russa na Ucrânia e as sanções ocidentais impostas à Moscou pelos países ocidentais perturbou o abastecimento de trigo e outros produtos básicos originários de ambos os países.

As colheitas de trigo da Rússia e Ucrânia equivalem a 30% mundial.

Dezenas de porta-contentores estão bloqueados nos portos ucranianos, rodeados pelas forças russas.

bur/oaa/mis/grp-sag/mb/ap

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Russia Turquía comercio

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar