Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Dez pessoas são mortas em ataque no centro do México

11:46 | Mai. 24, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

Sete mulheres e três homens foram assassinados em um ataque a um hotel e dois bares na cidade de Celaya, no estado mexicano de Guanajuato (centro), confirmaram nesta terça-feira autoridades de segurança.

O ataque ocorreu por volta das 22h00 locais de segunda-feira (00h00 de terça-feira no horário de Brasília) e também deixou duas pessoas feridas, segundo a Secretaria de Segurança Cidadã de Celaya.

O organismo explicou que recebeu denúncias de detonações de armas de fogo no bairro Valle Hermoso, em Celaya.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao chegar ao local do tiroteio, os policiais encontraram as pessoas mortas nas dependências de dois bares e em um hotel próximo.

"Sete mulheres e três homens foram encontrados mortos e mais duas pessoas feridas por impactos de armas de fogo, além de vários cartazes alusivos a um grupo criminoso", informa o boletim da Secretaria de Segurança.

Testemunhas relataram que pessoas armadas entraram nos estabelecimentos e atiraram nos presentes, e depois derramaram gasolina para tentar incendiar os locais.

Os cadáveres foram deixados entre as mesas e cadeiras de plástico, enquanto os cartazes atribuíam o massacre a um grupo criminoso da região.

Guanajuato, um próspero centro industrial por onde passa uma importante rede de oleodutos e opera uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México devido à disputa entre os cartéis Santa Rosa de Lima e Jalisco Nueva Generación.

As quadrilhas lutam para controlar o tráfico de drogas e de combustível roubado, entre outros crimes.

Desde dezembro de 2006, quando o governo lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México registrou mais de 340.000 assassinatos, segundo dados oficiais.

str/jla/mr

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar