Dez pessoas são mortas em ataque no centro do México
Sete mulheres e três homens foram assassinados em um ataque a um hotel e dois bares na cidade de Celaya, no estado mexicano de Guanajuato (centro), confirmaram nesta terça-feira autoridades de segurança.
O ataque ocorreu por volta das 22h00 locais de segunda-feira (00h00 de terça-feira no horário de Brasília) e também deixou duas pessoas feridas, segundo a Secretaria de Segurança Cidadã de Celaya.
O organismo explicou que recebeu denúncias de detonações de armas de fogo no bairro Valle Hermoso, em Celaya.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineAo chegar ao local do tiroteio, os policiais encontraram as pessoas mortas nas dependências de dois bares e em um hotel próximo.
"Sete mulheres e três homens foram encontrados mortos e mais duas pessoas feridas por impactos de armas de fogo, além de vários cartazes alusivos a um grupo criminoso", informa o boletim da Secretaria de Segurança.
Testemunhas relataram que pessoas armadas entraram nos estabelecimentos e atiraram nos presentes, e depois derramaram gasolina para tentar incendiar os locais.
Os cadáveres foram deixados entre as mesas e cadeiras de plástico, enquanto os cartazes atribuíam o massacre a um grupo criminoso da região.
Guanajuato, um próspero centro industrial por onde passa uma importante rede de oleodutos e opera uma refinaria, tornou-se um dos estados mais violentos do México devido à disputa entre os cartéis Santa Rosa de Lima e Jalisco Nueva Generación.
As quadrilhas lutam para controlar o tráfico de drogas e de combustível roubado, entre outros crimes.
Desde dezembro de 2006, quando o governo lançou uma polêmica operação militar antidrogas, o México registrou mais de 340.000 assassinatos, segundo dados oficiais.
str/jla/mr
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente