Partido que governa a Suécia anunciará decisão sobre a OTAN em 15 de maio

O Partido Social-Democrata que governa a Suécia informou nesta segunda-feira que anunciará em 15 de maio sua posição sobre a possibilidade de Estocolmo apresentar sua candidatura à OTAN, em um contexto de invasão russa da Ucrânia e tensões geopolíticas.

Uma decisão favorável abrirá o caminho para que a Suécia apresente um pedido oficial de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O partido anunciará sua posição em 15 de maio", no próximo domingo, afirmou à AFP a porta-voz dos social-democratas Julia Grabe.

Se o partido no poder expressar apoio à adesão, o país teria clara maioria parlamentar a favor, especialmente se a vizinha Finlândia, cuja decisão é aguardada para os próximos dias, apresentar sua candidatura à aliança militar liderada pelos Estados Unidos.

Suécia e Finlândia foram durante décadas países não alinhados, mas a opinião pública mudou e passou a apoiar a adesão à OTAN após a invasão russa da Ucrânia, que provocou temores sobre a segurança, de acordo com várias pesquisas.

po/jll/lc/mar/me/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Suécia conflito Rússia OTAN Ucrânia defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar