Israel critica declaração do chanceler russo de que Hitler 'tinha sangue judeu'

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, criticou nesta segunda-feira (2) a declaração do chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, de que Hitler "tinha sangue judeu" e convocou o embaixador russo para pedir "esclarecimentos".

Desde o início da invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro, Israel tenta manter um delicado equilíbrio entre Kiev e Moscou, mas as palavras de Lavrov provocaram indignação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apresenta este argumento: como o nazismo pode estar presente (na Ucrânia) se ele é judeu?", disse Lavrov, de acordo com uma transcrição no site de seu ministério. E acrescentou: "Posso estar equivocado, mas Hitler também tinha sangue judeu".

"Os comentários do ministério Lavrov são escandalosos, imperdoáveis e um horrível erro histórico", afirmou Lapid, antes de anunciar a convocação do embaixador da Rússia em Israel.

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, também denunciou as "mentiras" de Lavrov e afirmou em um comunicado que a guerra atual não é comparável ao Holocausto.

"O uso do Holocausto do povo judeu como uma ferramenta política deve parar imediatamente", disse Bennett.

O presidente do Yad Vachem, memorial israelense do Holocausto, Dani Dayan, também criticou as declarações de Lavrov como "comentários infundados, delirantes e perigosos que merecem ser condenados".

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que "Lavrov não consegue esconder o antissemitismo profundamente enraizado nas elites russas".

"Estas declarações são ofensivas para o presidente Zelensky, para a Ucrânia, Israel e para o povo judeu", acrescentou no Twitter.

O conselheiro da presidência ucraniana Mikhailo Podoliak denunciou as declarações como "antissemitas" e afirmou que "são a prova de que a Rússia é sucessora da ideologia nazista".

O porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Hebestreit considerou a declaração "absurda" e disse que a "propaganda russa difundida por Lavrov não merece ser comentada".

"Alegar a mentira de uma 'desnazificação' na Ucrânia, um país com presidente judeu e uma importante comunidade judaica que vive em paz com seus concidadãos, não tem nenhum fundamento e expressa uma loucura cruel", tuitaram os serviços do emissário dos Estados Unidos para o combate ao antissemitismo.

Em um discurso no fim de março para os integrantes do Parlamento de Israel, Zelensky pediu ao país que tomasse uma decisão de apoio à Ucrânia contra a Rússia e solicitou o envio de armas.

Israel forneceu equipamentos de proteção à Ucrânia, mas não enviou armas recentemente ao país, segundo funcionários do governo.

mib/gl/bk/mis/mar/fp/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Israel Rússia diplomacia Ucrânia Dani Dayan Volodymyr Zelensky Yair Lapid Sergey Lavrov

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar