Justiça turca libera dois jornalistas da Bloomberg sem acusações

Acusados de tentarem sabotar a economia da Turquia após publicarem uma matéria sobre o colapso da moeda nacional, dois jornalistas turcos da agência de notícias Bloomberg foram soltos nesta sexta-feira (29), sem acusações - informou a imprensa local.

Kerim Karakaya e Fercan Yalinkilic foram acusados "por atentado contra a estabilidade econômica da Turquia", após uma ação apresentada pela Agência de Regulação e Vigilância do Setor Bancário (BDDK).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Um tribunal de Istambul retirou as acusações contra eles, considerando que "nenhum elemento legal" comprovava esse crime, segundo a agência de notícias turca DHA.

A matéria em questão foi publicada em agosto de 2018, quando a libra turca estava afundando em relação ao dólar, em meio a uma crise diplomática com os Estados Unidos.

Em junho de 2019, um promotor turco solicitou até cinco anos de prisão para os jornalistas.

Várias ONGs denunciam, com frequência, a erosão da liberdade de imprensa na Turquia. O país aparece em 153º lugar, de um total de 180 países, no ranking de liberdade de imprensa de 2021 divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras.

rba/lch/me/mar/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

justiça divisas mídia Turquia Erol Onderoglu

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar