Participamos do

Secretário-geral da ONU visita Kiev e afirma que "a guerra é um absurdo no século XXI"

10:46 | Abr. 28, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, afirmou nesta quinta-feira que a "guerra é um absurdo no século XXI", durante uma visita a Borodianka, uma das localidades dos subúrbios de Kiev onde os ucranianos acusam os russos pela morte de civis durante a ocupação em março.

Em sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, Guterres falou com os jornalistas diante de edifícios em ruínas, ao lado de militares ucranianos e funcionários do governo local.

"Imagino minha família em uma destas casas destruídas. Vejo minhas netas fugindo em pânico. A guerra é um absurdo no século XXI. A guerra é o mal. Não há como uma guerra ser aceitável no século XXI", declarou Guterres.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O secretário-geral da ONU seguiu para Bucha, outra área do subúrbio da capital ucraniana onde os ucranianos acusam Moscou de crimes de guerra. Durante a tarde ele se reunirá com o presidente do país, Volodymyr Zelensky.

Guterres desembarcou na Ucrânia na quarta-feira à noite, depois de visitar Moscou, onde se reuniu com o presidente Vladimir Putin e pediu à Rússia para colaborar com a ONU e permitir a retirada de civis das zonas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde as tropas russas concentram sua ofensiva.

dg-cat/uh/at/mar/mis/mar/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar