Participamos do

Rublo circulará na cidade ucraniana ocupada de Khersono

10:51 | Abr. 28, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

A administração russa que controla a cidade ucraniana de Kherson pretende introduzir o rublo para substituir a moeda ucraniana, a grívnia, a partir de 1º de maio - declarou uma autoridade russa local nesta quinta-feira (28).

"A partir de 1º de maio, passaremos para a zona do rublo", disse Kirill Stremousov, citado pela agência estatal de notícias russa RIA Novosti, acrescentando que haverá um período de carência de quatro meses, durante o qual a divisa ucraniana também poderá circular.

"Posteriormente, mudaremos para um sistema de pagamento em rublos", acrescentou Stremousov, segundo a RIA Novosti.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nenhum funcionário russo de alto escalão confirmou a mudança inicialmente.

Esta semana, a Rússia anunciou que assumiu o controle de toda região de Kherson (sul), incluindo sua capital administrativa homônima, nas mãos de Moscou pouco depois da invasão de 24 de fevereiro.

Kiev acusa a Rússia de querer organizar um referendo de independência na região, assim como na região vizinha de Zaporizhzhya.

O Ministério russo da Defesa disse que suas forças estão restaurando a "vida pacífica" em Kherson e em outras regiões recentemente capturadas, apesar de relatos na imprensa ucraniana e nas mídias sociais sobre protestos contra a administração russa na cidade.

jbr/oc/lcm/gw/mas/zm/tt

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar