Holanda fornecerá obuses blindados à Ucrânia

A Holanda fornecerá "um número limitado" de obuses blindados do tipo Panzerhaubitze 2000 a Kiev, declarou o governo holandês, acrescentando que aprender a manuseá-los pode levar "semanas, inclusive meses".

Estes obuses representam a artilharia "mais pesada do exército" holandês, segundo o ministério da Defesa, e permitem eliminar alvos inimigos a 50 km em todas as condições meteorológicas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A Alemanha se encarregará, por sua vez, da formação dos soldados no manuseio destes blindados e aportará as munições.

"Isto corresponde exatamente ao que a Ucrânia diz necessitar agora", declarou a ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren, citada pela agência de notícias ANP.

A ministra destacou que o treinamento para usá-los poderia levar "semanas, inclusive meses", mas assegurou que inclusive depois da guerra, as armas serão de grande importância para o exército ucraniano.

jcp/mm/mba/dbh/gm/mvv

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito Rússia Holanda diplomacia Ucrânia armamento defesa

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar