City-Real Madrid e Liverpool-Villarreal, duelos entre ingleses e espanhóis na Champions

O futebol inglês contra o futebol espanhol: Manchester City-Real Madrid na terça-feira, e Liverpool-Villarreal na quarta: dois duelos nas semifinais da Liga dos Campeões pelas vagas na grande decisão, em Paris.

Campeãs de oito das últimas dez edições da Champions, Espanha e Inglaterra voltam a confirmar sua hegemonia no futebol europeu, como reflete o índice Uefa dos melhores campeonatos do continente.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há, porém, um penetra na festa: o Villarreal, modesto clube de uma cidade de 50 mil habitantes da Comunidade Valenciana (leste) que fez por merecer sua vaga nas semifinais continentais, eliminando no caminho a Juventus nas oitavas (1-1, 3-0) e o Bayern de Munique nas quartas (1-0, 1-1).

O feito do 'Submarino Amarelo' mantém viva a possibilidade de uma final 100% espanhola, como as de 2014 e 2016 (Real Madrid-Atlético). Ou de uma decisão inglesa, como em 2021 (Chelsea-City) ou 2019 (Liverpool-Tottenham).

"Quero parabenizar o Villarreal, porque mostrou força, e felicitar Unai (Emery), porque acredito que poucos pensavam que o futebol espanhol enviaria duas equipes às semifinais da Champions", afirmou Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid.

O Campeonato Espanhol perdeu um pouco de seu prestígio devido à crise que assola o Barcelona e às saídas de várias estrelas do futebol mundial, como Neymar (2017), Cristiano Ronaldo (2018) e Lionel Messi (2021).

Mas o Real Madrid segue ostentando o recorde de títulos na maior competição de clubes do mundo (13) e sonha com uma nova final quatro anos após sua última consagração.

Para isso, os comandados de Ancelotti terão que eliminar o Manchester City, finalista em 2021, que ambiciona conquistar sua primeira Champions, uma obsessão de seus riquíssimos donos dos Emirados Árabes Unidos.

"Vamos enfrentar os reis da competição, então, aconteça o que acontecer, vamos sofrer", admitiu o técnico do City, Pep Guardiola, que durante muitos anos foi o algoz do Real Madrid quando treinava o Barcelona (2008-2012).

O City se baseia em um jogo elaborado e de trocas de passes rápidos, com jogadores talentosos como Riyad Mahrez, Kevin De Bruyne, Phil Foden ou Bernardo Silva.

Mas o Real Madrid, que quer voltar a jogar uma final em Paris, onde conquistou a 'Taça Orelhuda' em 2000 contra o Valencia (3-0), aposta na sua experiência na competição e na excelente fase do atacante francês Karim Benzema.

Autor de sete gols em seus três últimos jogos na Champions, decisivos para eliminar o Paris Saint-Germain e o Chelsea, o francês está mais perto do que nunca da Bola de Ouro.

Mas o egípcio Mohamed Salah ou o senegalês Sadio Mané, do Liverpool, também têm como objetivo o prêmio de melhor jogador da temporada: os dois atacantes ambicionam liderar os 'Reds' rumo a um novo título da Champions, como em 2019.

O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp, tem um pé atrás com o Villarreal, que aposta em um elenco empenhado e incansável para compensar a falta de estrelas.

O técnico Unai Emery conquistou quatro vezes a Liga Europa (três com o Sevilla e uma com o Villarreal) e conhece como poucos como abordar os duelos de mata-mata no cenário europeu.

"Uma equipe que elimina a Juventus e depois o Bayern de Munique merece estar nas semifinais", elogiou Klopp. "São muito bons e têm um treinador muito experiente, é incrível o que Unai fez".

Espanhóis, ingleses ou ambos? O Stade de France espera seus convidados para a final, agendada para 28 de maio.

jed/ng/mdm/iga/am

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

fbl Liga ESP Semifinales Campeones ENG Francisco Javier Hidalgo Gómez Mohamed Salah Jürgen Klopp Josep Guardiola Unai Emery Karim Benzema Phil Foden Sadio Mané Lionel Messi Cristiano Ronaldo Riyad Mahrez Carlo Ancelotti Kevin De Bruyne Bernardo Silva Neymar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar