Primeiro casamento homoafetivo em base antártica britânica

Dois comissários de um navio de pesquisa polar se tornaram o primeiro casal homoafetivo a se casar em uma base britânica na Antártica, disse o instituto de ciências para o qual trabalham nesta segunda-feira (25).

Eric Bourne e Stephen Carpenter se casaram no domingo na estação de pesquisa Rothera, da British Antarctic Survey (BAS).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A cerimônia - segundo casamento entre os funcionários da BAS desde que uma mudança na lei em 2016 permitiu celebrar casamentos nos setores antárticos cuja soberania é reivindicada pelo Reino Unido - foi oficializada pelo capitão do navio polar "RRS Sir David Attenborough".

O primeiro casal a se casar nesse território foram os guias de campo Julie Baum e Tom Sylvester em julho de 2017.

Baum costurou seu próprio vestido de noiva usando parte de uma velha barraca de acampamento laranja e Sylvester fez as alianças na oficina de metal da estação de pesquisa.

No domingo, Carpenter enfrentou as temperaturas frias em um kilt escocês - e botas de neve - enquanto a tripulação do navio, em uniforme completo, recebia oficialmente os recém-casados sob um arco formado por seus machados de gelo.

Para o casal, a Antártica, com seu pano de fundo de icebergs e montanhas cobertas de neve, é "o local perfeito" para se casar, afirmou.

Os noivos gravaram as coordenadas do lugar -67 34' S 68 08' O- em suas alianças e seu bolo de casamento foi coroado com figuras de pinguins.

"Estamos muito orgulhosos de ser o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo celebrado no território antártico" reivindicado pelo Reino Unido, afirmou Bourne.

No final deste ano, planejam organizar outra festa para seus familiares e amigos na Espanha, onde Bourne tem residência.

phz-acc/mb/aa

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

homossexualidade Antártica matrimônio GB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar