Participamos do

Sri Lanka suspende pagamentos da dívida externa

05:57 | Abr. 12, 2022
Autor AFP
Tipo Notícia

O Sri Lanka, que enfrenta uma grave crise econômica, anunciou nesta terça-feira (12) que não cumprirá os pagamentos de sua dívida externa de 51 bilhões de dólares, enquanto aguarda um resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministério das Finanças afirmou que os credores, incluindo os governos estrangeiros que emprestaram dinheiro à ilha localizada ao sul da Índia, podem capitalizar os pagamentos que deveriam receber ou optar por um reembolso em rupias cingalesas.

"O governo adota esta medida apenas como último recurso, com o objetivo de evitar uma nova deterioração da situação financeira da república", afirma o comunicado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O ministério acrescentou que a interrupção imediata de pagamentos da dívida busca garantir um "tratamento justo e equitativo de todos os credores" antes da aplicação de um programa de recuperação com a ajuda do FMI.

O país, de 22 milhões de habitantes, enfrenta uma grave falta de alimentos, combustíveis e outros produtos básicos, além de uma inflação recorde e apagões de energia elétrica.

Também foi cenário de protestos contra o governo nas últimas semanas.

aj/gle/je/mar/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar