Sri Lanka suspende pagamentos da dívida externa

O Sri Lanka, que enfrenta uma grave crise econômica, anunciou nesta terça-feira (12) que não cumprirá os pagamentos de sua dívida externa de 51 bilhões de dólares, enquanto aguarda um resgate do Fundo Monetário Internacional (FMI).

O ministério das Finanças afirmou que os credores, incluindo os governos estrangeiros que emprestaram dinheiro à ilha localizada ao sul da Índia, podem capitalizar os pagamentos que deveriam receber ou optar por um reembolso em rupias cingalesas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O governo adota esta medida apenas como último recurso, com o objetivo de evitar uma nova deterioração da situação financeira da república", afirma o comunicado.

O ministério acrescentou que a interrupção imediata de pagamentos da dívida busca garantir um "tratamento justo e equitativo de todos os credores" antes da aplicação de um programa de recuperação com a ajuda do FMI.

O país, de 22 milhões de habitantes, enfrenta uma grave falta de alimentos, combustíveis e outros produtos básicos, além de uma inflação recorde e apagões de energia elétrica.

Também foi cenário de protestos contra o governo nas últimas semanas.

aj/gle/je/mar/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SriLanka economia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar