Advogados de Johnny Depp denunciam o efeito 'devastador' das acusações de Amber Heard

As acusações de violência doméstica que Amber Heard fez contra Johnny Depp, com quem foi casada, tiveram um efeito "devastador" na carreira do ator americano, afirmou nesta terça-feira (12) seu advogado num tribunal dos Estados Unidos, onde ambos se acusam de difamação.

Este julgamento, que acontece perto de Washington, partiu de uma coluna publicada no Washington Post em 2018, na qual Amber Heard se descreveu como uma "vítima de violência doméstica" assediada pela sociedade após ter denunciado Depp dois anos antes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Este caso demonstra como as palavras podem ser devastadoras quando são falsas e ditas em público", disse o advogado do ator, Benjamin Chew, na abertura do processo.

"Amber Heard mudou para sempre a vida e a reputação de Depp e vocês o ouvirão contar o terrível impacto que isso teve em sua vida", continuou, dirigindo-se ao júri.

Segundo Benjamin Chew, Heard acusou seu marido de violência em 2016 para se vingar dele ter pedido o divórcio.

Dois anos depois, na esteira do "movimento MeToo" e "pouco antes da estreia do filme Aquaman", do qual participou, a atriz "escolheu lembrar o mundo dessas acusações venenosas em um jornal conhecido mundialmente", apontou.

Em sua coluna, a atriz de 35 anos não cita Johnny Depp, de 58 anos, que conheceu em 2009 e se casou em 2015.

Um ano depois, pediu uma ordem de restrição, afirmando que o ator havia batido nela. Mas desistiu dessas acusações como parte do combinado em seu divórcio, que foi finalizado em 2017.

Após a publicação da coluna, Depp, que nega a agressão, entrou com uma ação de difamação contra Amber Heard, pedindo 50 milhões de dólares em danos.

A atriz, por sua vez, entrou com um processo de difamação em que pede 100 milhões de dólares, pela continuação dos "abusos" e "assédio" que Johnny Depp lhe impôs durante o casamento.

O ator entrou com a ação no estado da Virgínia, onde o Washington Post é impresso e onde o quadro legal é mais favorável às denúncias de difamação do que na Califórnia, onde os dois atores residem.

Este caso se pauta principalmente na "Primeira Emenda" da Constituição, que confere a Amber Heard "o direito de dizer as palavras que disse", respondeu o advogado da atriz, Ben Rottenborn, e pediu ao júri que "confirme e proteja" esse direito.

"Se Amber tivesse a intenção de usar este artigo para detalhar o abuso que ela sofreu este artigo teria sido muito, muito diferente", explicou.

"Vão ver o verdadeiro Johnny Depp, além dos tapetes vermelhos, a fama e o dinheiro das fantasias de pirata", acrescentou o advogado, que o descreve como um homem que se tornou violento devido ao abuso de álcool e drogas, vícios que destruíram sua carreira.

Os dois ex-cônjuges assistem ao julgamento, transmitido ao vivo pela televisão e que durará semanas. A lista de testemunhas é digna de filmes de Hollywood, com o bilionário Elon Musk, os atores James Franco e Paul Bettany, e a atriz Ellen Barkin.

vid-cyj/erl/dem/ap

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

EUA justiça mídia Mulheres gente cinema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar