Seis meses de chuvas deixam 57 mortos e 110 feridos no Equador

Em 31 de janeiro, uma inundação causada pelas chuvas mais intensas em duas décadas devastou um campo esportivo na capital equatoriana

Meio ano de chuvas que afetam todo o Equador já deixaram 57 mortos e 110 feridos, além de quase 31 mil afetados e danos a milhares de casas e hectares de plantações, informou neste sábado, 9, o Serviço Nacional de Gestão de Riscos.

A temporada de chuvas, que entrou em seu sétimo mês em abril e deve piorar, causou a morte de 30 pessoas e ferimentos em 87 apenas na província andina de Pichincha, cuja capital é Quito, segundo um relatório da entidade de socorro.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em 31 de janeiro, uma inundação causada pelas chuvas mais intensas em duas décadas devastou um campo esportivo na capital equatoriana, causando a morte de 28 pessoas e ferindo 52.

Até duas semanas atrás, o Serviço de Risco registrava um total de 52 mortes, 102 feridos e cerca de 27.000 afetados.

As chuvas atingiram 23 das 24 províncias equatorianas, com exceção de Galápagos, um arquipélago localizado a 1.000 km da costa.

As chuvas fortes e prolongadas também já deixam 5.455 hectares agrícolas afetados e destruídos, bem como 7.176 casas e centros de saúde e de educação parcial ou totalmente danificados.

Devido à sua posição geográfica, na zona equatorial, o país tem duas das quatro estações: verão e inverno.

A atual estação chuvosa tem gerado deslizamentos de terra, enchentes, transbordamento de rios e colapso de estruturas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Equador clima meteorologia agricultura chuvas

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar