Participamos do

Em Kiev, Von der Leyen avança em processo para decidir entrada da Ucrânia na UE

14:43 | Abr. 08, 2022
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Em viagem a Kiev para demonstrar apoio à Ucrânia, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, entregou ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky nesta sexta-feira, 8, um documento que dá prosseguimento à candidatura do país para entrar na União Europeia (UE).

Durante coletiva de imprensa ao lado de Zelensky, Von der Leyn explicou que o governo ucraniano, agora, deve responder a um questionário com perguntas sobre o processo.

Ela disse que essa etapa costuma se alongar por anos, mas que acredita que, neste caso, vai durar semanas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Von der Leyen afirmou que, ao longo do tempo, os aliados ocidentais devem apertar as sanções contra a Rússia, para evitar que Moscou encontre maneiras de escapar das punições. "Estou convencida de que a Ucrânia vencerá está guerra", ressaltou.

Pela manhã, Von der Leyen visitou a cidade de Bucha, onde forças russas foram acusadas de terem assassinado civis e cometido crimes de guerra. O Kremlin nega as acusações.

O alto representante da UE para política externa, Josep Borrell, que também esteve na comitiva, disse que espera que a UE forneça mais 500 milhões de euros adicionais aos ucranianos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar