Polícia britânica impõe 20 multas por festas em Downing Street durante confinamento

A polícia de Londres anunciou nesta terça-feira que impôs 20 multas no âmbito da investigação sobre as festas durante os confinamentos pelo coronavírus, com a participação do primeiro-ministro Boris Johnson e de funcionários de Downing Street.

"Hoje começaremos a enviar 20 avisos de multa por violações das normas contra a covid-19", afirmou a Scotland Yard em um comunicado, sem especificar as pessoas afetadas pela multa.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O líder conservador, que em janeiro parecia em perigo de perder o cargo, superou a crise no momento, no contexto da invasão russa da Ucrânia.

Mas as conclusões do relatório da polícia, que considera que delitos foram cometidos, podem provocar a reabertura do caso, em particular se for revelado que Johnson é objeto de multa.

A Scotland Yard investigou uma dezena de reuniões em 2020 e 2021, e acredita que o primeiro-ministro compareceu a algumas delas.

As revelações dos eventos, em alguns casos festivos, em gabinetes do Executivo durante a pandemia, quando os britânicos deveriam reduzir drasticamente as interações sociais para combater a propagação da covid-19, abalaram o governo.

Boris Johnson, cuja popularidade desabou após o escândalo, fez um 'mea culpa' aos deputados, mas descartou a possibilidade de renunciar, para aguardar as conclusões da investigação policial.

A Scotland Yard não identificou as pessoas multadas, alegando que segue as normas da polícia.

Também não revelou os atos atribuídos para evitar a identificação dos autores da infração.

A polícia não concluiu a investigação sobre o caso e prometeu fazer "todo o possível" para avançar rapidamente.

pau/gmo/pc/mar/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vírus política polícia epidemia GB

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar